Gestão de riscos
GRI 102-11, 416-2
Os principais riscos decorrentes dos negócios da Companhia são gerenciados por diferentes departamentos e contemplam políticas e estratégias de alocação de recursos consideradas adequadas pela Administração. As políticas e estratégias são acompanhadas pelo Comitê de Auditoria, por determinação do Conselho de Administração e em conformidade com o Estatuto Social da OdontoPrev. Entre os principais fatores de risco mapeados estão mudanças na legislação brasileira e na regulamentação da ANS, além de condições econômicas e de mercado.
A Companhia possui Política de Gerenciamento de Riscos, que tem como objetivo estabelecer diretrizes relacionadas às práticas de governança corporativa, gerenciamento de riscos e controles internos, adotadas nos termos da legislação e regulamentação aplicáveis, documentos societários vigentes e de boas práticas nesses assuntos.
A capacidade de a OdontoPrev implementar sua estratégia de negócios depende de diversos fatores, entre eles: atrair novos clientes, manter a qualidade e a eficiência de sua rede credenciada e potencializar suas marcas. Fatores como concorrência e mudanças na regulamentação governamental poderão fazer com que os custos não sejam integralmente cobertos pelas tarifas em vigor na ocasião. Por isso, a Companhia mantém esforços para fixar as tarifas com base em estimativas precisas dos seus custos futuros de assistência odontológica, tendo em vista a mitigação desse risco.
Quaisquer mudanças na legislação tributária brasileira também podem impactar os negócios da OdontoPrev. A Companhia está sujeita às leis federais, estaduais e municipais e regulamentos de diversos órgãos governamentais relativos à proteção do ambiente, da saúde humana e segurança e, em especial, às regulamentações da ANS, que promulga normas, inclusive, sobre os planos odontológicos. Se a vigência de tais leis resultar em aumento de alíquotas de tributos ou novos tributos relacionados aos negócios, a condição financeira e os resultados operacionais da Companhia poderão ser afetados materialmente de maneira adversa, na medida em que os aumentos não sejam repassados aos clientes.
Eventos políticos, econômicos e sociais e a percepção de riscos em outros países, sobretudo de economias emergentes, podem afetar adversamente a economia brasileira, os negócios da OdontoPrev e o valor de mercado dos valores mobiliários brasileiros, incluindo as ações de emissão da Companhia, além de poder limitar seu acesso a mercados internacionais. Crises em outros países emergentes poderiam restringir o interesse dos investidores em relação aos títulos e valores mobiliários emitidos por companhias brasileiras, inclusive os da OdontoPrev, o que afetaria adversamente o preço de mercado das ações da Companhia.