Inovação e tecnologia
- 81 projetos em nosso portfólio
- 35 projetos entregues em 2019
As transformações tecnológicas estão desafiando as empresas constantemente a se reinventarem para acompanhar sua velocidade. Pensando nisso, uma das decisões tomadas na OdontoPrev foi evoluir a organização e gestão de projetos para adotar uma política de gerenciamento estruturado.
Em 2015, essa a jornada foi iniciada com a criação do Escritório de Projetos, que possibilitou estudar e incorporar o uso e aplicação de metodologias, inicialmente com foco em governança. Nos dois anos seguintes, a Companhia incorporou e mediu indicadores para acompanhar os resultados e impactos desse novo modelo adotado. Os ganhos nas visões de governança, visibilidade e previsibilidade foram notáveis. Porém o impacto no tempo de execução de um projeto e entrega das inovações se tornaram pontos de atenção.
Na busca por inovar na aplicação de preceitos, foi realizado um piloto, em 2017, com aplicação da metodologia ágil no projeto de construção de um novo portal e-commerce. As metas e os KPIs foram atingidos com sucesso e o projeto foi concretizado em quatro meses, contra 18 meses, caso aplicado em metodologia cascata. O número de vendas pelo meio on-line triplicou após seu lançamento, na comparação com o ano anterior.
Em 2018, a metodologia foi ampliada para quatro esteiras que trabalharam em diferentes projetos, incluindo novos profissionais para replicar o modelo. No período, foram lançados o App Corretor e o piloto do autosserviço para beneficiários.
No início de 2019, 54% dos projetos desenvolvidos pela área usavam esse método, passando para 100% ao final do ano. A metodologia substitui o tradicional modelo em cascata (waterfall) e proporciona entregas mais rápidas, assertivas e equipes multidisciplinares. A OdontoPrev tinha, em 2019, 15 esteiras atuando em ágil e a expectativa é de que continue escalando o modelo internamente e criando multiplicadores, fazendo com que as entregas sejam feitas com rapidez e qualidade, e seguindo no caminho da agilidade total.
A capacidade em inovar permite que a OdontoPrev crie valor ao seu modelo de negócio, melhore a experiência dos clientes, contribua para o aumento da eficiência (tanto operacional quanto socioambiental) e se diferencie no setor, com a manutenção em seu portfólio de produtos e serviços disruptivos. A trajetória da inovação na OdontoPrev perpassa por três etapas: expansão de novos negócios, eficiência e foco na melhor experiência do cliente. Em 2019, a OdontoPrev evoluiu na aplicação da inovação e dos meios digitais para proporcionar mais eficiência aos seus processos e para oferecer melhores experiências aos beneficiários.
Marcos do desenvolvimento tecnológico na OdontoPrev
Modelo de desenvolvimento ágil x tradicional
Conheça os principais projetos desenvolvidos em 2019:
- Novo Portal do Cliente (beneficiário)
Lançado em 2019, o Novo Portal do Cliente (beneficiário) busca facilitar e tornar mais acessíveis informações e serviços aos clientes da OdontoPrev. O autosserviço possui informações sobre o plano do beneficiário (cobertura, carteirinha, carência, status), consulta de rede credenciada de dentistas e serviços como possibilidade de geração de segunda via de boleto e solicitação de reembolso.
- Automatização de processos de cobrança
Em 2019, a OdontoPrev aprimorou e automatizou seu processo de cobrança, tornando-o mais eficiente, após a expansão da RPA (Robotic Process Automation), ferramenta digital que havia sido lançada no ano anterior. A RPA tem a função de auxiliar em tarefas com alto grau de repetição e uso intensivo de mão de obra, e, assim, liberar as equipes para atividades mais estratégicas.
- GTO (Guia de Tratamento Odontológico) digital
Cada um dos 700 mil tratamentos realizados mensalmente possui uma GTO (Guia de Tratamento Odontológico). Em 2019, as guias passaram a ser digitais em atendimentos realizados pelas clínicas próprias da OdontoPrev. A digitalização contribui para a redução do consumo de papel e proporciona mais agilidade nos atendimentos, melhorando a experiência tanto dos credenciados quanto dos beneficiários. A previsão era de escalonamento para toda a rede credenciada em 2020 e esse processo foi acelerado, como uma das ações de prevenção contra o coronavírus (clique aqui para saber mais). Dessa forma, a GTO foi disponibilizada para 100% da rede credenciada no primeiro trimestre de 2020.
- Solicitação OnLine (SOL) de Exames Radiológicos
Lançada em 2019, a Solicitação OnLine (SOL) de Exames Radiológicos automatiza o processo de aprovação do procedimento. A solução evita a impressão de guias e, com isso, contribui para a economia de 3,24 toneladas de papel por ano, economizando papel e evitando a emissão de CO2 na atmosfera. Além dos benefícios ambientais, a ferramenta torna o processo na rede credenciada mais eficiente, ao mesmo tempo em que padroniza as solicitações e otimiza o controle das indicações. Com a nova solução disponível no portal, os beneficiários não precisam mais apresentar um pedido em papel para realizar seus exames em Clínicas Radiológicas. Basta escolher o local, agendar e o profissional credenciado faz a captura do pedido na ferramenta, conferindo as regras contratuais e podendo buscar alternativas de exames ou solicitar pré-autorizações, evitando surpresas, insatisfações ou a necessidade de retorno ao consultório.
- Business Intelligence aplicado à Gestão de Qualidade
O projeto prevê a aplicação de inteligência artificial para dar mais celeridade e eficiência às avaliações realizadas pela área de Gestão da Qualidade da OdontoPrev, que avalia 100% dos tratamentos realizados pelos dentistas da rede. O uso da tecnologia permite que os dentistas da área foquem na análise técnica do tratamento oferecido pelo credenciado.
Inovação transformada em patentes
Uma das evidências do DNA inovador da OdontoPrev é o registro, desde 2006, de patentes de tecnologias desenvolvidas na Empresa. As patentes registradas são:
- Digitalizadora: equipamento especializado para digitalizar as radiografias e tomografias enviadas pela rede credenciada.
- Cartela plástica de radiografias: usada para armazenar e facilitar a visualização de pequenas imagens de raio-x. Por meio da reformulação da cartela, a empresa conseguiu reduzir em 40% o uso do plástico, gerando benefícios ambientais e financeiros.
- Aplicativo da Rede UNNA: aplicativo usado tanto pela rede credenciada quanto pelos beneficiários, proporcionando mais agilidade aos atendimentos odontológicos.
Inovação para auxiliar no diagnóstico de doenças
Um dos programas empreendidos pela OdontoPrev com maior impacto social é a parceria com o A.C. Camargo Câncer Center. As duas organizações atuam em conjunto desde 2017 para realizar o diagnóstico precoce do câncer bucal – que está entre os dez tipos de câncer mais incidentes no Brasil e é o quinto que mais acomete os homens. Quando um dentista da rede credenciada da OdontoPrev identifica uma lesão suspeita, ele pode fotografar e enviar as imagens por meio de aplicativo exclusivo, para que os especialistas do A.C. Camargo Câncer Center deem seu parecer. A tecnologia do aplicativo Rede UNNA permite que o dentista fotografe a cavidade bucal do paciente com qualidade, a uma distância segura da boca e sem identificar o paciente, o que garante a privacidade e a biossegurança.
OdontoPitch
Para fomentar a cultura de inovação, a OdontoPrev realizou, em 2019, a segunda edição do OdontoPitch, cuja proposta é premiar os colaboradores que apresentam ideias inovadoras para implementação na Empresa. Em 2019, 160 ideias foram inscritas, contra 91 do ano anterior. Os classificados passaram por sessões de capacitação, incluindo uma visita ao InovaBra (ambiente de inovação do Bradesco). Ao todo, 25 ideias foram classificadas para a etapa final, que consistia em uma apresentação da proposta para a Diretoria. Dessas, cinco ideias foram eleitas como vencedoras e cada uma delas recebeu o prêmio de R$ 2,5 mil.